Saiba como ser o próximo unicórnio brasileiro

Saiba como ser o próximo unicórnio brasileiro

Você já sonhou em ser o próximo unicórnio brasileiro? O que para alguns pode ser uma criatura mitológica, para outros é a realização de uma vida. Dentro do mundo dos negócios, especialmente entre as startups, unicórnio é a classificação de projetos rentáveis e muito atrativos, sonho de vários investidores.

Todo mundo sabe que, apesar de começar, normalmente, com equipes pequenas e pouco custo, as startups são empresas com alto poder de escalabilidade.

E o que o potencial de crescimento tem a ver com o unicórnio? O poder de conseguir grandes feitos, especialmente no que toca à inovação e rentabilidade. Aqui explico melhor a definição de startup para que você compreenda o assunto.

E, não apenas atingir sucesso estrondoso, mas tornar-se uma startup de milhões ou bilhões de reais. Ou seja, estar entre as poucas empresas a alcançar este objetivo.

Daí, a comparação com o unicórnio, um animal que até pode ter existido há milhares de anos, porém eram extremamente raros. 

Se você ainda não me conhece, eu sou Leo Veri, atuo na área de inovação e mentoria de startups que quero tirar suas ideias do papel. Vamos conversar? Talvez ela possa ser o próximo unicórnio brasileiro.

Como surgiu essa história de unicórnio?

A Cowboy Ventures é uma das maiores empresas de venture capital do mundo e sua fundadora, Aileen Lee, publicou um artigo chamado “Welcome To The Unicorn Club: Learning from Billion-Dollar Startups”, ou “Bem-Vindo Ao Clube Dos Unicórnios: Aprendendo Sobre As Startups Do Bilhão De Dólares”. 

Nele, Lee elencou o seleto grupo de startups que superou um bilhão de dólares em valor de mercado. Segundo ela, os primeiros unicórnios do mercado apareceram na década de 1990, a partir da expansão das empresas de tecnologia, TI e computação. Naquela época, eram apenas 39 delas. Em setembro de 2019, já eram quase quatrocentos.

Sabe quem aparecia na lista? O Google, então chamado Alphabet Inc. Atualmente: Uber, Airbnb e SpaceX estão entre os unicórnios mais valiosos do mundo. No Brasil, o número chegou aos doze no ano de 2020, entre eles, o roxinho do Nubank e a gigante dos deliveries, o iFood. Veja a lista: 

  • 99;
  • VTex;
  • Arco Educação;
  • Ebanx;
  • Loft;
  • Gympass;
  • Movile;
  • Loggi;
  • iFood;
  • Nubank;
  • Quinto Andar;
  • Stone.

“Se o número é tão pequeno, o que tenho que fazer? Como ser o próximo unicórnio brasileiro?” Se estas são suas dúvidas, tenha calma. Mais abaixo eu apresento uma série de dicas que vão te ajudar a encontrar o caminho para o sucesso.

Então, ser unicórnio é…

A partir do conceito desenvolvido por Aileen, um unicórnio no mundo dos negócios é aquela startup que, além de inovadora, conseguiu o difícil feito de ser avaliada em 1 bilhão de dólares.

Em outras palavras, a empresa consegue o valor de mercado bilionário antes de colocar suas ações à venda, atividade classificada como initial public offering (IPO).

Mas, se uma startup é unicórnio antes de colocar suas ações à venda, como seu valor é estimado? Normalmente, essa avaliação é feita por meio de fundos investidos nela, ou seja, o quanto é empregado na ideia e potencial de crescimento antes mesmo de dar lucro. Tais investimentos são, na maioria, feitos em rodadas.

Entenda aqui quais são os tipos de investimento mais comuns para uma startup!

Como ser o próximo unicórnio brasileiro?

Ainda que atuem em diferentes nichos e tenham seus próprios modus operandi, as startups bilionárias compartilham muitas coisas. Os pontos em comum são, exatamente, o que pode te levar a ser o próximo unicórnio brasileiro.

Planejamento

Tudo começa com planejamento, ou seja, a direção de onde a empresa pretende chegar, como alcançar os objetivos e o prazo para atingi-los. Outro ponto importante é conhecer o público-alvo, definindo a persona e, consequentemente, traçar as melhores estratégias.

Entenda como vender uma ideia de aplicativo!

Corpo de profissionais 

A equipe é a alma de um negócio, portanto, o empreendedor precisa investir em bons profissionais e, mais ainda, na sua manutenção.

Para ser o próximo unicórnio brasileiro, é importante também separar o joio do trigo, ou seja, identificar aqueles funcionários que estão caminhando juntos e os que não rendem tanto quanto esperado.

Mentalidade

Além dos profissionais, a empresa deve engajá-los e alinhá-los à cultura organizacional

Para isso, é necessário estruturar um bom clima ou ambiente de trabalho, além de identificar potencialidades, mesmo entre aqueles que, aparentemente, não rendem tanto quanto esperado.

Princípios preservados

Não importa o quanto a empresa cresça, é indispensável manter os seus princípios, ou seja, os valores.

Isso significa sempre fazer a coisa certa, tanto da parte dos gestores quanto dos profissionais. As chances de ser o próximo unicórnio brasileiro crescem substancialmente quando o fit cultural está bem alinhado.

Foco nos resultados 

Lembra do planejamento, lá no começo? Pois é, ele é importante para que a empresa saiba onde chegar!

As startups que se mantêm focadas na entrega de resultados potencializam suas chances de alcançar o sucesso. Tenha isso em mente, sempre!

Não focar em detalhes

Uma das principais características de uma startup é a agilidade, o que significa não perder tanto tempo com minúcias. Não, as coisas não devem ser feitas sem planejamento ou precisão, nem entregar um serviço mal acabado, mas apenas orientadas a preencher um espaço ainda não ocupado pelo mercado.

Deste modo, é importante adotar metodologias ágeis e eficientes. Seu produto deve ser bom, inovador, preciso e, aos poucos, pode ser melhorado.

Acima você pode ver que não existe fórmula mágica sobre como ser o próximo unicórnio brasileiro. É necessário ter consciência do seu próprio negócio, manter-se alinhado à cultura organizacional, além de ter a visão de angariar os melhores para sua equipe. Planejamento e estratégia são fundamentais para alcançar o sucesso.

Durante os últimos anos, eu me especializei em orientar empresários a elaborar o Pitch da melhor forma, a validar as ideias e a estruturar os projetos para que eles consigam andar sozinhos. Estou com algumas horas disponíveis para mentoria e você pode fazer parte da próxima turma. Venha conversar comigo!

No meu canal no YouTube, eu gravei um vídeo em que explico como fazer uma apresentação em pouco tempo. Assista aqui!

Depois de mostrar algumas dicas de como ser o próximo unicórnio brasileiro, quero te convidar a ler também:

Histórias de empreendedorismo feminino

Exemplos de inovação incremental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *