Qual é a definição de startup

Qual é a definição de startup?

A nomenclatura não tem relação com o tamanho da empresa, já que muitos projetos faturam milhões de reais. Para entender qual é a definição de startup, o projeto precisa ter um conjunto de elementos: precisa ser repetível, escalável, deve surgir de um cenário de incertezas e necessita de ter um viés de inovação.

Entenda aqui a inovação não necessariamente dentro do universo tecnológico, já que o termo startup não é restrito a empresas que lidam com negócios digitais.

Existe uma boa definição de startup criada por Eric Ries, um renomado empreendedor do Vale do Silício: “é uma instituição humana projetada para criar um novo produto ou serviço sob condições de extrema incerteza”.

Esse novo produto ou serviço não precisa ser criado do zero, já que pode surgir de uma inovação incremental, ou seja, um novo uso para algo que existia antes.

Talvez não seja possível construir uma regra absoluta de classificação de startups, algumas pessoas dizem que startup é toda empresa no estágio inicial, enquanto que outros defendem o uso do termo por projetos que tenham um modelo de negócio inovador (inovação), surja de um cenário de incertezas, ou seja, não há garantias de que o sucesso virá, seja repetível e escalável.

Neste artigo, vou explicar melhor qual é a definição de startup em detalhes e espero te ajudar a entender se o seu projeto pode ser chamado assim ou se é uma empresa com modelo de negócio tradicional.

Se você tem uma ideia e quer avaliar a viabilidade dela, venha conversar comigo. Vou te ajudar a tirá-la do papel e a formatar um negócio de sucesso!

Pontos que ajudam na definição de startup

Uma definição rápida, simples e fácil para se entender o que é uma startup não é tecnicamente possível. Justamente por ser necessário avaliar vários pontos de um negócio para chegar a esse entendimento ou não.

Geralmente, as startups reúnem algumas características que podem descrever bem o que elas são e que vão te permitir entender melhor este conceito.

Velocidade e foco no crescimento

Uma característica com a qual a maioria das pessoas parece concordar para a definição de uma startup é o foco no crescimento.

Diferente de algumas micro ou pequenas empresas, uma startup não quer permanecer pequena, ela tem uma meta de crescimento ágil e, geralmente, usa tecnologia e inovação para isso.

Qual é a definição de startup? A demanda precisa ser escalável!

Resolução inovadora de problemas 

Uma startup geralmente é criada para resolver um problema latente ou atender necessidades em uma comunidade, região, mercado etc., com soluções novas, criativas e diferenciadas.

Assim, startups surgem onde existe uma lacuna a ser preenchida, têm uma espécie de “grande missão” e até uma necessidade de mudança de paradigma.

Qual é a definição de startup? A solução precisa ter inovação.

Começar do zero

Uma empresa que já está lucrando substancialmente desde seu início, provavelmente não é uma startup. Este tipo de negócio surge de cenários de incertezas e vai validar o seu plano de negócio durante a sua jornada.

De maneira geral, uma startup começa realmente do zero. Ela ainda não tem lucratividade, não tem um modelo de negócios validado e nem estratégia de geração de receita replicável.

Qual é a definição de startup? O negócio não deve ter certeza sobre o futuro.

Tipo de produto ou serviço

Como comentei acima, não existe uma obrigatoriedade de ser algum serviço ou produto digital, mas estes têm a facilidade de podem ser replicados em escala.

Porém, produtos físicos também podem ser desenvolvidos por startups, mas a matriz da ideia precisa ser a produção em escala, e mais do que isso, pode ser repetível.

Por exemplo, se eu crio uma rede de táxi limitada entre 5 motoristas, esse modelo não poderá ser ampliado e terá um teto sobre a quantidade de clientes que poderão ser atendidos.

Agora, se eu pegar essa ideia e transformar todo motorista em um taxista, como aconteceu com a Uber, eu posso repetir essa prática de norte a sul, em todos os cantos do planeta.

Qual é a definição de startup? A solução precisa ser repetível?

Estágio inicial 

Uma outra característica das startups, quase unânime entre especialistas, é a ideia de uma empresa nova que está nos estágios iniciais de reconhecimento de marca, operações, contratações e vendas, etc.

Elas, geralmente, exigem que os funcionários realizem muitas funções de trabalho diferentes, com ferramentas menos robustas, pouca ou nenhuma receita e em circunstâncias desafiadoras.

Assim, o nível de startup implica uma fase da empresa em que o sucesso ainda não está determinado e a base de usuários ainda não é grande o suficiente para que o produto/ serviço possa ser considerado um conceito comprovado.

Características da equipe de uma startup

As pessoas que compõem as equipes que constroem e desenvolvem startups têm, em sua maioria, um caráter mais revolucionário e criativo e, portanto, preferem trabalhar em algo diferente e inovador.

Além disso, o número de funcionários é limitado.

Uma startup costuma ter poucos funcionários, mas que são altamente dedicados, com uma cultura interna forte e senso de comunidade, com todos atuando em busca de objetivos comuns.

Então, o que é uma startup?

Como você pode ver, responder sobre qual é a definição de startup não é uma tarefa muito simples, na é possível a partir de uma análise criteriosa se vários elementos.

Toda startup é uma empresa, mas nem toda empresa é uma startup.

Depois de avançar no escalonamento, virar um unicórnio e chegar à bolsa de valores por meio de um IPO, geralmente as startups perdem essa classificação, já que o plano de negócio foi comprovado e ela passa a figurar entre as empresas tradicionais.

Esse é o seu sonho, tirar uma ideia do papel e transformá-la em uma empresa rentável? Quero te ajudar a transformar este sonho em realidade!

Mesmo que não exista uma definição universalmente do que é uma startup realmente, é possível compreender que estas empresas trabalham duro e rápido para inovar e mudar perspectivas de vida e trabalho. Elas evitam as armadilhas dos negócios tradicionais e esperam que isso dê um grande retorno.

Acima eu apresentei vários elementos que ajudam a entender qual é a definição de startup. Aproveite também para ler mais sobre:

Como fazer um pitch?

Dicas de empreendedorismo feminino

Eu tenho um canal no YouTube em que apresento diversas dicas sobre o universo das startups. Acesse já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *