Você sabia que provavelmente usa serviços e produtos de empresas apoiadas por venture capital todos os dias? Uber, Nubank e Ifood são alguns dos inúmeros exemplos. Não sabe o que é venture capital? Vou te explicar os detalhes sobre essa modalidade de investimento.
Venture capital pode ser traduzido para o português como capital de risco e se trata de uma ferramenta de financiamento para empresas e um veículo de investimento para indivíduos ricos e investidores institucionais.
Estes investidores gostam de empregar seu capital em startups ou em pequenas empresas com uma perspectiva de crescimento de longo prazo.
Logo, essa aplicação é chamada de venture capital e os investidores são chamados de venture capitalists.
Os capitais de risco tendem a se concentrar em empresas emergentes, mas também têm o potencial de fornecer retornos impressionantes se investidos no empreendimento certo.
Trata-se de uma modalidade de investimento em startups em que as empresas recebem dinheiro no curto prazo e os investidores aumentam a riqueza no longo prazo.
Se você tem uma ideia ou mesmo já formatou e estruturou a sua startup, mas ainda não sabe como fazer uma rodada de captação de recursos, entre em contato comigo. Eu tenho as informações essenciais para alcançar o seu objetivo!
O que é venture capital?
O capital de risco é uma forma de financiamento em que o recurso é investido em uma empresa em troca de participação nela.
As firmas de venture capital usam o dinheiro levantado de sócios limitados para investir em empresas promissoras.
Os investimentos são feitos em troca de participação nos projetos, geralmente de forma minoritária – 50% da propriedade ou menos.
Qual é a diferença entre venture capital e investidor-anjo?
Um investidor-anjo é um indivíduo rico que aplica seu próprio dinheiro em empresas promissoras, enquanto que um venture capitalist levanta e investe capital de sócios limitados.
Mark Cuban, do famoso programa americano sobre negócios Shark Tank, e Camila Farani, participante do programa na versão brasileira, são exemplos de investidores-anjo.
Dependendo do estágio que está o seu projeto, essa é uma opção interessante para alavancar os seus negócios.
Como funciona o venture capital?
Uma empresa de capital de risco pode financiar uma startup por meio de participação acionária e também com apoio estratégico para buscar o sucesso do negócio.
A ideia é que a empresa cresça rápido e o lucro seja grande, permitindo que os cotistas possam se retirar do investimento com altas margens de lucro.
Do lado da empresa que recebe o investimento, ela pode contar ainda com apoio tecnológico e de gestão que permitem acelerar o desenvolvimento dos negócios.
Vantagens do venture capital
Acima eu te expliquei o que é venture capital e como este tipo de investimento é interessante para os dois lados: para quem quer alta margem de lucro e para quem quer alavancar os negócios.
Entenda melhor como funciona essa via de mão dupla que pode alavancar a sua ideia e torná-la um negócio de sucesso.
Principais benefícios para empresas jovens
O capital de risco traz recursos financeiros e experiência para uma startup, pois os banqueiros e investidores tradicionais são céticos em emprestar dinheiro nos estágios iniciais de uma empresa devido à falta de ativos que possam ser cobertos como garantia.
Ao optar por abrir a captação por meio de venture capital, a startup pode receber grandes aportes financeiros e ainda instruções técnicas para acelerar o crescimento, além de poder trocar experiências com outros integrantes do grupo de investidores.
Principais benefícios para os investidores
As empresas de venture capital estão bem estruturadas para avaliar startups em estágio inicial. Elas usam métodos que vão além das demonstrações financeiras – como estimativas de tamanho de mercado e avaliação da equipe fundadora.
Além disso, as ações não têm limite máximo e, portanto, não há um teto de quanto um investidor pode ganhar.
Por fim, o capital de risco também ajuda os venture capitalists a contribuir no controle da empresa e ter uma palavra relevante para influenciar e intervir sobre o crescimento do negócio.
Inspire-se com alguns dos principais unicórnios brasileiros!
Quais são os estágios do venture capital?
Se você acredita que esta é a modalidade de investimento ideal para o cenário atual da sua empresa, abaixo vou te explicar um pouco sobre a jornada que pode ser percorrida.
As empresas costumam passar por estágios de investimento de venture capital de acordo com seu nível de crescimento. Além disso, alguns investidores gostam de consolidar suas apostas em determinados momentos, o que interfere diretamente na escolha de startups e também no retorno que eles esperam.
Estágio de semente
Quando uma empresa ainda está na fase de desenvolvimento do produto/ serviço, pesquisa de mercado ou desenvolvimento de plano de negócios, ela é classificada como semente.
Este período costuma ser a rodada inicial de apresentação da ideia para investidores para captar recursos para consolidação da empresa.
Neste momento, a startup costuma levantar recursos iniciais que permitam testar a ideia.
Os investidores do estágio semente normalmente recebem notas conversíveis, ações ou opções de ações preferenciais em troca de seus investimentos na startup.
Estágio inicial
A fase inicial de financiamento de capital de risco destina-se a empresas em fase de desenvolvimento.
Nesta etapa, o investimento total recebido por venture capital é bem maior do que o período de semente, já que a startup conseguiu transformar a sua ideia inicial em um produto ou serviço.
O capital de risco pode ser captado em rodadas, ou séries, designadas por letras: Série A, Série B, Série C e assim por diante.
Aprenda aqui como fazer um pitch!
Estágio tardio
O estágio final do financiamento de capital de risco acontece para empresas que já estão maduras, mas que ainda não são lucrativas. Estas startups já estão funcionando, têm clientes e um potencial de crescimento comprovado.
Assim como no estágio inicial, cada rodada de captação de recursos realizada pela startup nesta etapa é classificada por uma letra.
Em que estágio está a sua startup atualmente? Ela se encaixa na modalidade de captação de recursos apresentada acima?
Entender o que é venture capital e avaliar se este modelo se encaixa ao seu objetivo é a sua primeira lição de casa. Ao optar por essa opção, você precisa saber como vender o seu peixe para que os investidores acreditem na sua ideia.
Eu posso te ajudar com uma mentoria para validar a sua proposta, ajudar a estruturar a sua startup e apoiar em rodadas de captação de recursos. Vamos conversar?
Depois de compreender melhor o que é venture capital, leia aqui algumas dicas de empreendedorismo feminino e alguns exemplos de inovação incremental.