Como fazer uma apresentação para investidores

Como fazer uma apresentação para investidores?

Um bom produto ou solução só desperta a devida atenção se houver uma apresentação justa de seu potencial. Quando o assunto é mostrar a inovação para atrair investimento, algumas ações são necessárias.

Se você já tem uma startup ou ainda é apenas uma ideia, vou te ensinar aqui como fazer uma apresentação para investidores que seja efetiva.

Um dos maiores desafios de uma startup é fazer o negócio alavancar, tanto pela viabilidade do produto quanto recursos financeiros.

Quando o empreendedor não tem capital suficiente para isso, ele deve buscá-lo por meio de investidores. Mas, para isso, o mercado precisa conhecer o produto, ou seja, é necessário apresentá-lo.

Veja aqui quais são os tipos de investimentos que podem ser conquistados por uma startup.

Quem já assistiu ao Shark Tank, programa que coloca empreendedores frente a frente com tubarões do mercado, sabe a importância de aprender a fazer uma apresentação para investidores.

Os empresários estão ali prontos para investir em inovação, mas sem a mínima vontade de perder tempo ou dinheiro. Então, leva quem sabe “vender o peixe”, mostrando a viabilidade do negócio e a credibilidade do produto ou serviço.

Porém, nestes casos, um bom produto anda lado a lado com uma apresentação clara e objetiva, ou seja, um pitch direto e curto.

Se você encontrar dificuldade ou não se sentir seguro para fazer a apresentação, o que é extremamente normal nesta etapa, venha conversar comigo. Eu vou te ajudar a ter sucesso com os investidores, independente do tempo que tiver disponível.

Como atrair a atenção do investidor?

Ninguém gosta de perder dinheiro, não é verdade? A premissa, obviamente, é válida para o investidor, especialmente quando se fala em apostar em startups.

Cabe a você entender o tempo disponível e usá-lo de forma estratégica em sua apresentação. 

Logo, ao fazer uma apresentação para investidores é imprescindível deixar claro a viabilidade do negócio, minimizar a percepção de risco e garantir que vale a pena investir em sua startup.

Assim, além de prender a atenção do investidor, vai abrir a possibilidade de iniciar uma negociação. Tudo isso em poucos minutos, em um pitch certeiro.

O que é um pitch?

Este termo é usado para identificar o modelo de apresentação feito tradicionalmente pelas startups.

É uma apresentação breve e objetiva de um produto ou serviço, feita pelo empreendedor ao investidor. Também pode ser feita para atrair possíveis clientes.

Diferente de uma simples explanação, o pitch deve ter de cinco a oito minutos, um desafio e tanto para quem precisa ser convincente

Se acha esse tempo curto, imagina o esperado para o elevator pitch. O nome vem da proposta de explicar um negócio de forma assertiva e simples, como se fizesse a alguém que pegasse o elevador com você.

A ideia é que o empreendedor aproveite qualquer oportunidade, como feiras e coworking. Veja aqui o vídeo em que explico mais sobre o formato de elevator pitch.

Aprenda como fazer uma apresentação para investidores

Lembre-se sempre que tempo é dinheiro, principalmente para um investidor. Tenha em mente de que nada adianta uma ideia brilhante se não souber vendê-la.

Considerando os poucos minutos que tem, veja a seguir uma estrutura ideal de uma boa apresentação para investidores, isto é, o pitch.

Apresente-se!

Brevemente, conte ao investidor quem você é, de onde vem, quem trabalha contigo e quais são as suas motivações.

E lembre-se: a primeira impressão é a que fica!

Mostre o problema ou oportunidade que fizeram sua ideia surgir

Ninguém lança um produto ou serviço à toa! A ideia vem de um problema que precisa ser solucionado ou a demanda específica de determinado público-alvo.

Ilustrar essa necessidade torna seu produto ou serviço palpável para o investidor, fazendo-o entender seu mercado. Fica mais fácil fazer isso trazendo dados e ilustrações.

Ah, e não se esqueça de mostrar, claro, a quem você vai atender!

Mostre como vai resolver o problema do cliente

Trazer o problema é fácil, difícil é mostrar como vai resolvê-lo! Pois, é a isso que sua empresa se propõe, certo?

É aqui que você vai apresentar sua proposta e deve prender a atenção do investidor!

Com vocês, o produto!

Se a sua solução já está pronta, é hora de fazer a sua apresentação. Se ainda é um protótipo, tente mostrar como é viável de ser escalonável.

O produto ou serviço é o fruto da análise do problema e a solução proposta.

Mostre o mercado e a concorrência

Fale quais são seus clientes, seus hábitos e onde estão, além das ameaças, oportunidades, força e fraqueza.

Deixe o seu investidor ciente da concorrência, como ela atua e a estratégia proposta para se posicionar. Ainda que mostre conhecer seus concorrentes, nunca os menospreze.

Apresente o modelo de negócios e estratégias

Defenda sua ideia, mostre quanto as pessoas estão dispostas a investir adquirindo seu produto, sua estratégia de marketing, os resultados já obtidos e projeções financeiras.

Ao fazer uma apresentação para investidores você deve apontar o quanto precisa de recursos e no que.

Ao apresentar o modelo de negócio, aponte: 

  • A segmentação da clientela, canais de venda e relacionamento;
  • Proposta de valor;
  • Receita;
  • Custo;
  • Parcerias;
  • Atividade chave;
  • Recursos.

Ao elaborar a sua apresentação para investidores, treine ela com atenção, grave, assista e promova ajustes para deixá-la mais efetiva.

Veja 5 dicas para um pitch perfeito!

Perguntas e agradecimentos

Calcule o tempo de sua apresentação pensando nos esclarecimentos e respostas a perguntas que os investidores possam ter. Tente também deixar espaço para fazer o seu agradecimento.

Não deixe de pensar nas perguntas possíveis e como respondê-las de forma convincente e transparente.

Dicas valiosas para sua apresentação

Eu atuo na mentoria de diversas startups e consegui identificar os elementos que são essenciais para atrair a atenção para sua proposta..

Neste sentido, ao fazer uma apresentação para investidores, leve em conta as seguintes dicas:

  • Escolha boas ferramentas, caso faça uma apresentação visual, como slides;
  • Se optar pelos slides, crie um estilo visual atrativo e associado à sua ideia de negócio;
  • Não ultrapasse dez slides, não use muito texto e separe uma lâmina para cada assunto abordado;
  • O slide deve ser apenas um apoio, então, capriche no storytelling. Crie uma frase de impacto, mantenha um discurso direto e conquiste a empatia do investidor. É por meio da história que o empreendedor vai criar a conexão com sua audiência;
  • Ao fazer uma apresentação para investidores, confie no seu potencial, afinal, você precisa convencer o investidor do valor do seu negócio;
  • Sua proposta de valor, ou seja, o que a empresa vai entregar, deve ser clara, concisa, transparente e única. 
  • Apresente sua ideia associando-a dados: mostre quantas pessoas sentem o problema, o tamanho do mercado, qual será o lucro (em cifras) e a fatia que seu investidor vai angariar;
  • Mostre caminhos fáceis de ação, evidenciando quais serão os passos a serem tomados pela startup e que o dinheiro do investidor não será aplicado em vão.

Saber como fazer uma apresentação para investidores é fundamental para garantir a captação de recursos e, consequentemente, a viabilidade do negócio.

Então, mãos à obra para atrair a atração de seu “tubarão”! 

Caso tenha dificuldades nessa etapa, entre em contato comigo, vou te ajudar a elencar os principais tópicos da sua empresa a estabelecer uma narrativa que encante os investidores.

Acima você viu uma série de dicas de como fazer apresentação para investidores, aproveite para ler também alguns exemplos de inovação incremental e livros sobre empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *