Mitos e verdades sobre empreendedorismo

Mitos e verdades sobre empreendedorismo

Está pensando em abrir o próprio negócio? É fácil ter uma empresa de sucesso? Entenda, de fato, quais são os mitos e verdades sobre empreendedorismo no Brasil.

Na hora de abrir um negócio, as dúvidas são bem frequentes. Afinal, você precisará investir tempo e dinheiro na empresa. Será que os recursos disponíveis serão suficientes? Será que tem o conhecimento necessário para gerir o projeto?

A boa notícia é que este novo desafio não é exatamente um bicho de sete cabeças. Claro, você vai precisar se planejar e estar em um bom mercado.

Além disso, o sucesso de uma empresa é baseado em trabalho duro e constante. E para ajudar você nessa jornada, vou explicar alguns mitos e verdades sobre empreendedorismo, esse universo que encanta muita gente.

Se você está com uma ideia e quer validá-la ou já tem uma startup iniciada, mas sente que falta conhecimento para potencializá-la, eu quero te ajudar nessa jornada.

7 mitos e verdades sobre empreendedorismo no Brasil

Para empreender, é importante que você estude bastante o mercado em que vai atuar, seus concorrentes e o público. Assim, vai se sentir mais preparado para se dedicar a um negócio.

Então, além de conferir a lista de mitos e verdades sobre empreendedorismo, aproveite para buscar mais conhecimento e mentorias. Leia artigos, veja vídeos, palestras etc. Isso vai dar ao seu negócio maior potencial de sucesso.

Veja aqui uma lista de bons livros sobre empreendedorismo!

Abrir uma empresa é demorado

Essa é uma verdade parcial.

Em geral, abrir uma empresa no Brasil, no quesito registrar o negócio, demora entre 30 a 45 dias. Mas isso depende do tipo de registro que você vai fazer.

Algumas cidades estão investindo em tecnologia para acelerar questões burocráticas e agilizar o processo de abertura.

Se seu negócio for registrado como MEI, por exemplo, o processo demora apenas 1 dia útil, com CNPJ efetivado em até 7 dias.

Abrir uma empresa é caro

Mito.

Abrir uma empresa não precisa ser caro. Na verdade, muitas vezes é possível investir o que se tem no banco, sem nem mesmo precisar de um empréstimo.

No caso das franquias, por exemplo, existem opções a partir de R$ 3.165 associadas à ABF, que é a Associação Brasileira de Franchising.

Para abrir um negócio, você precisa apenas calcular o valor para registro e insumos iniciais. E aí, dependendo da atividade, esse custo pode ser baixo.

Inclusive, se você optar por abrir um negócio online, como uma loja virtual, os custos iniciais são menores do que uma unidade física.

Veja aqui dicas de empreendedorismo feminino!

Franquia tem sucesso garantido

Mito.

Abrir uma franquia significa iniciar uma nova unidade de um negócio que já existe.

As unidades do McDonald’s, por exemplo, são franquias: novas unidades abertas por empreendedores que se associaram à empresa.

Por isso, uma franquia traz mais segurança ao empreendedor. Afinal, ele conta com um modelo de negócio predefinido para executar.

Só que isso não garante sucesso. Traz mais chance de ser lucrativo, mas não é um tipo de negócio à prova de riscos.

Segundo estimativas, 5% das franquias fecham as portas em menos de 2 anos. No caso dos negócios abertos do zero, essa porcentagem sobe para 23%. 

Para que uma franquia, ou qualquer negócio, tenha sucesso, é preciso que o empreendedor se dedique, encontre um mercado favorável e ainda invista em marketing.

Você só precisa de dinheiro para o negócio dar certo

Mito.

Nem todo dinheiro do mundo pode salvar um negócio da falência. O sucesso de uma empresa vai muito além do investimento.

É preciso dedicação do empreendedor, atração do público, marketing, um mercado favorável, e até um pouco de sorte.

Então, por exemplo: não é porque um negócio tem alto investimento inicial que ele vai, necessariamente, trazer um alto lucro.

Cuidado com esse que é um dos maiores mitos sobre empreendedorismo.

Aprenda como fazer um Pitch!

É necessário ter sócios

Mito.

Para abrir uma empresa, você pode ou não ter sócios. Tudo dependerá do que deseja e da sua necessidade.

Pode ser que seja preciso ter um sócio para ter maior valor de investimento ao iniciar os negócios. Mas se você preferir trabalhar sozinho, também pode fazer isso.

Nos dois casos, você vai precisar apenas planejar todo o negócio detalhadamente.

Ter um bom plano de negócios é fundamental para qualquer empresa. Lembre-se sempre disso!

Empreendedores nascem empreendedores

Mito.

Não existe essa história de que o sucesso só vem para empreendedores natos. Qualquer um pode desenvolver habilidade para os negócios e ter sua própria empresa.

As características de um bom empreendedor são: liderança, persistência, visão de futuro, iniciativa e algumas outras. Tudo isso pode ser desenvolvido com estudo e prática.

Então, mesmo que você não tenha as características consideradas essenciais, pode trabalhá-las para facilitar o sucesso do seu negócio.

Empresa precisa ter plano de negócios

Verdade.

É fundamental que as empresas tenham um plano de negócios. É esse documento que vai guiar os passos do empreendimento e diminuir as chances de erros.

O plano de negócio pode ser estabelecido pelo próprio empreendedor, com a ajuda de especialistas como um contador ou um mentor.

Você também pode contratar alguém que estabeleça esse plano por completo.

No caso das franquias, o documento virá preestabelecido, para que você apenas siga os passos definidos pela franqueadora.

Estes acima são apenas alguns exemplos dos diversos mitos e verdades sobre empreendedorismo que existem. Qual deles você já conhecia?

Lembre-se que, para que uma empresa tenha sucesso, é preciso se dedicar e aprender. Se a sua ideia ainda não saiu do papel, eu posso te ajudar a testá-la para validar e torná-la realidade.

Nesta jornada, você precisa conhecer bem seu mercado, o dia a dia da empresa, seu plano de negócio e público-alvo.

Além disso, cuide para desenvolver suas características como empreendedor, acompanhe o desempenho do seu negócio com métricas de fácil mensuração e promova ajustes na estrutura para alcançar o sucesso.

Depois de ver aqui alguns dos mitos e verdades sobre empreendedorismo, leia também:

Exemplos de inovação disruptiva

Exemplos de inovação incremental

Você pode também acompanhar meu trabalho no YouTube e encontrar outras dicas especiais.

Se este conteúdo sobre os mitos e verdades sobre empreendedorismo foi útil para você, colabore para que outras pessoas também tenham essa informação. Compartilhe-o agora em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *