“As coisas evoluem.” Essa frase se aplica a tudo, ou quase tudo, que existe no mundo, principalmente na tecnologia e as suas classificações. Em 1939, o austríaco Joseph Schumpeter usou a expressão “inovação incremental” para se referir a objetos que são melhorados com o tempo.
Assim, em um cenário em que quase tudo é recriação de algo que já existiu, o termo deu uma classificação para tais tipos de adaptações.
Desta forma, como as coisas já estão criadas, não é possível inventar a roda ou o telefone novamente, mas se pode melhorar aquilo que já existe com a ajuda da tecnologia, principalmente para algo que tornou-se obsoleto.
Para que você compreenda melhor o tema, vou apresentar a seguir algumas explicações e exemplos de inovação incremental.
Este é um tema comum entre empreendedores e criadores de startups, já que eles estão sempre atentos ao mercado e testam hipóteses com objetivo de criar novos negócios.
Talvez, inclusive, você se inspire nos principais unicórnios brasileiros para adaptar um modelo de negócio e criar uma startup. Pense nisso!
O que é inovação incremental?
De maneira geral, a inovação incremental é um produto ou tendência criado a partir do uso da tecnologia para melhorar algo já existente no mercado. Nesse sentido, vale ressaltar que a novidade não quer dizer inventar algo totalmente novo, mas unir conhecimentos, recursos e ferramentas para a criação de um novo uso para aquilo.
De maneira simples: a inovação incremental seria os aparelhos de videogames utilizados atualmente. Eles não foram criados do nada, mas foram usados recursos tecnológicos para melhorar um produto que já existia, trazendo novas versões a cada lançamento.
Encontre aqui alguns dos melhores livros sobre empreendedorismo.
Alguns exemplos de inovação incremental
Acima eu já falei sobre o videogame. Da ideia de jogos em casa, entre os amigos, ela ampliou para os fliperamas, teve o avanço para eliminação de cartuchos e inclusão de mídias como CD e DVD, evoluiu para os jogos online e, por fim, a versão em que as aplicações estão na nuvem. Perceba que, neste caso, a inovação esteve sempre presente.
Outro exemplo de inovação incremental são os smartphones. Eles têm como base para sua criação o telefone e, desde o surgimento do primeiro aparelho móvel, eles se reinventam e adquirem novos recursos a cada ano, melhorando suas utilidades. Mas sempre a partir de um mesmo conceito, conectar pessoas.
Os computadores também fazem parte dos exemplos de inovação incremental. Eles mudaram de tamanho, formato e funcionalidade desde a sua criação, dando origem aos tablets e notebooks para uso pessoal, por exemplo.
Os automóveis também se encaixam no conceito de inovação incremental. Quando comparamos os antigos modelos com os mais atuais, é perceptível a diferença no consumo de combustível, conforto, praticidade para dirigir e até mesmo sustentabilidade, com os carros elétricos.
Existem diversos outros exemplos de inovação incremental nos equipamentos que usamos diariamente. Você consegue visualizar algum ai na sua rotina profissional?
As empresas e a inovação incremental
É importante ressaltar que empresas, em geral, também podem ser exemplos de inovação incremental, como é o caso da Faber-Castell. Ela, que é referência na produção de alguns materiais de papelaria, inova em seus produtos pensando no público a ser atingido. Assim eles tornam o lápis mais fácil de segurar, as cores mais ou menos vivas e disponibilizam uma maior variedade de tons, por exemplo.
Da mesma forma, a Apple muda constantemente o design de seus produtos, além de realizar atualizações tecnológicas que podem parecer sem importância para quem não usa ou entende ou percebe as mudanças nos equipamentos. Mas a diferença é percebida pelos usuários, que se mantém fiel à marca.
Como você pode perceber, os diversos exemplos de inovação incremental apresentados aqui são de várias áreas. Algumas mudanças são drásticas, como é o caso do automóvel até o modelo elétrico, enquanto que outros são mais simples, como é o caso do lápis mais fácil de segurar.
Ou seja, é possível ver que a inovação pode vir de coisas sutis, mas que facilitem a vida do consumidor de alguma forma. As mudanças não precisam ser grandiosas ou impactantes, mas devem ser sentidas pelo público.
Com essa ideia em mente, até mesmo marcas de roupas são passíveis de adotar a técnica, alterando a textura da roupa, seu caimento, resultado de lavagem ou até mesmo alterar o tecido a partir de tecnologias que permitam serem mais sustentáveis e proporcionar uma melhor experiência para seus consumidores finais.
Agora, com base nos exemplos de inovação incremental apresentados aqui, te faço um convite a refletir sobre os produtos oferecidos por sua empresa ou pela concorrência, é possível enxergar novos usos ou melhorá-los? Nesta análise pode surgir uma nova ideia e uma nova startup!
Vantagens dos produtos da inovação incremental
Muito se pode falar sobre as vantagens de melhorar um produto ao invés de criar outro do zero. Entre os motivos que destacam a vantagem desse recurso é possível destacar a lealdade do público consumidor.
Afinal, empresas que inovam seus produtos e buscam melhor experiência do usuário, fazem com que eles sejam fiéis a seus produtos.
Outra vantagem relevante é o menor custo. O valor a ser investido em pesquisa e produção cai drasticamente quando se adapta e renova algo já existente, principalmente quando a mudança ocorre a partir do feedback de clientes. Assim, o custo se torna menor para fabricar diversos produtos.
A possibilidade de adaptação também é um ponto a ser levantado para a inovação incremental. Afinal, com as constantes mudanças culturais e sociais, quem se adapta melhor ao que surge ganha mais espaço e, consequentemente, mais consumidores.
O mundo se reinventa a cada nova geração e os produtos precisam acompanhar essas mudanças. Esse é o fator que move aqueles que trabalham com a inovação incremental.
Se você tem uma ideia e não sabe como valorizá-la, testá-la ou transformá-la em um negócio de sucesso, venha conversar comigo. Eu tenho uma ampla experiência como mentor de startups brasileiras e posso te ajudar a formatar melhor seu produto/ serviço para que ele desperte a atenção de investidores.
Após ver aqui os exemplos de inovação incremental, assista ao vídeo que explico detalhes sobre o Elevator Pitch e leia o artigo em que ensino como fazer este tipo de apresentação.