Empreender significa desenvolver novas ideias de negócios e produtos ou promover grandes mudanças em empresas e mercados. Além das inspirações pessoais, estudar as histórias contidas nos melhores livros sobre empreendedorismo pode te ajudar a ampliar os horizontes.
Algumas obras são muito recomendadas e reconhecidas como guias para quem deseja entrar no universo dos negócios.
Grandes nomes como Eric Ries e Robert Cialdini se destacam com seus livros sobre o tema e têm um impacto significativo no mercado.
Alguns destes livros trazem estratégias, dicas e ideias para pequenas empresas, startups, para líderes e gestores, são informações úteis para quem precisa de conselhos ou apenas de motivação para empreender.
Sabemos que algumas ideias são totalmente inovadoras, mas outras são adaptadas de histórias de sucesso. Por isso, ler alguns dos melhores livros sobre empreendedorismo é uma boa tarefa para se inspirar e até mesmo fazer ajustes em um modelo de negócio.
Como um dos caminhos para o sucesso nos negócios é o aprendizado constante, veja abaixo algumas recomendações de livros para você começar a ler desde já.
Veja aqui: Histórias reais de empreendedorismo feminino
Dicas de leitura para você
Neste caso, não importa se você já é um empresário experiente ou uma pessoa que deseja entrar para o mundo dos negócios com a criação do seu primeiro empreendimento.
Os melhores livros sobre empreendedorismo relatam histórias diferentes, com relatos pessoais de seus autores e inspirações sobre situações incomuns na jornada de sucesso.
A ordem exposta é apenas seguida pela redação, sem definir uma importância entre os livros ou prioridade de leitura.
Você verá abaixo um breve resumo sobre os melhores livros sobre empreendedorismo, com o título em português e nome do autor. Boa leitura!
Garra: O poder da paixão e da perseverança, por Angela Duckworth
Baseando-se em vários estudos, Duckworth – uma professora de psicologia da Universidade da Pensilvânia – sacudiu o mundo da educação em 2016 com este livro.
Com base na sua avaliação, a autora comprovou que, para ter sucesso, um empreendedor não precisa apenas de talento, mas de uma mistura de paixão, persistência e coragem para perseverar a fim de cumprir seus objetivos de longo prazo.
Sem coragem, um empreendimento pode não sobreviver.
“O entusiasmo é comum. A resistência é rara”, diz Duckworth.
As armas da persuasão, por Robert B. Cialdini
A obra-prima de Robert Cialdini sempre aparece em listas dos melhores livros sobre empreendedorismo, já que ela ajuda com pontos importantes nos negócios como: negociações delicadas, a conquista de novos clientes e na manutenção de funcionários felizes.
Com base em 35 anos de evidências, Cialdini aborda os principais influenciadores de persuasão que incluem as armas de influência, a importância da reciprocidade, do comprometimento e consistência, como mostrar autoridade e provar a escassez.
“Usamos as ações dos outros para decidir sobre o comportamento adequado para nós mesmos, especialmente quando vemos os outros como nossos semelhantes”, diz Cialdini.
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, por Stephen R. Covey
Em mais de 400 páginas, Stephen Covey discute sete princípios para a eficácia – seja proativo, comece com o objetivo em mente, coloque as coisas mais importantes em primeiro lugar, pense ganha-ganha, procure primeiro compreender, depois ser compreendido, sinergize, afie a serra – de uma maneira compreensível, com exemplos e conselhos inspiradores.
Desde 1989 esta obra é citada frequentemente entre os melhores livros de empreendedorismo e inspira pessoas que querem estar no caminho certo para serem melhores líderes e empreendedoras e, praticamente, criou todo um gênero de livros que seguem a mesma linha.
“Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino”, diz Covey.
Como fazer amigos e influenciar pessoas, por Dale Carnegie
Este é um dos livros motivacionais de maior sucesso, vendendo bem mais de 30 milhões de cópias desde que foi lançado em 1936 e está consistentemente entre os mais influentes da história americana.
A obra é atemporal, sendo influência para empresas, startups e leitores em geral.
Carnegie acredita que muitos sucessos vêm de uma habilidade de comunicação, em vez de ter insights brilhantes. Em seu livro, ele ensina como valorizar os outros e fazer com que se sintam valorizados e amados.
A obra não só ensina tudo o que fazer e não fazer na vida social, mas também como ser um empresário melhor. Todo empreendedor precisa ler este livro pelo menos uma vez por ano, pois trata-se de um clássico dos negócios!
“Interessando-nos pelos outros, conseguimos fazer mais amigos em dois meses do que em dois anos a tentar que eles se interessem por nós” revela Carnegie.
Pense e enriqueça, por Napoleon Hill
Este livro foi apelidado de o avô de toda a literatura motivacional e, na verdade, foi o primeiro a prescrever o que é preciso para ser um vencedor.
Napoleon Hill baseia-se nas histórias de milionários como Henry Ford, Andrew Carnegie e Thomas Edison para ilustrar princípios de sucesso e enriquecimento.
“Só existe uma fraqueza para a qual não há remédio: falta de ambição”, cita Hill.
A startup enxuta, por Eric Ries
Muitas startups acabam falhando, mas algumas dessas falhas são realmente evitáveis. Este livro oferece uma abordagem diferente que está mudando a maneira como as empresas são desenvolvidas e os produtos são lançados.
Eric Ries descreve o que é necessário para uma startup superar a incerteza e descobrir um caminho para um negócio sustentável e bem-sucedido, abordando várias técnicas que um empreendedor pode usar para criar uma empresa que irá contra todas as probabilidades e terá sucesso.
“Errar é um pré-requisito para aprender”, diz Ries.
Retrabalho, por Jason Fried e David Hansson
A maioria dos livros de negócios que existem dá o mesmo conselho: elabore um plano de negócios, estude a concorrência, procure investidores etc.
No entanto, Retrabalho mostra um meio mais eficaz, fácil e rápido de ter sucesso na gestão de uma empresa. Este é, certamente, um dos melhores livros sobre empreendedorismo para quem quer entrar no mundo dos negócios.
Ao lê-lo, é possível saber coisas como o porquê de alguns planos serem prejudiciais, e por que é melhor excluir a concorrência.
Os dois autores se unem para analisar o básico e criar um sistema totalmente novo que fará os empreendedores agirem de acordo com seus sonhos e objetivos com mais rapidez.
“Workaholics não são heróis. Eles não salvam o dia, apenas o esgotam. O verdadeiro herói está em casa porque descobriu uma maneira mais rápida”, revelam.
Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter
Este livro conta a história de Kiyosaki e seus dois pais: seu pai verdadeiro (pobre) e de seu melhor amigo (o rico), e também como os dois homens o ajudaram a formar suas opiniões sobre dinheiro e investimentos.
Ele refuta o mito de que é preciso ganhar muito para ficar rico e distingue entre trabalhar por dinheiro e fazer o dinheiro trabalhar para você.
O autor também ensina como realizar seus sonhos de empreendedorismo, contando a verdade dura e fria sobre a riqueza – ela não é encontrada indo à escola, tirando boas notas, formando-se com um diploma e trabalhando para uma empresa segura.
Provavelmente você já viu alguma citação ou mesmo a capa dessa obra, já que ela é frequentemente divulgada entre os melhores livros sobre empreendedorismo e sempre aparece nas redes sociais.
A mente do empreendedor, por Kevin D. Johnson
Tudo começa na mente. Kevin D. Johnson sabe disso e deseja ajudar os empreendedores em todo o mundo a mudar sua mentalidade para ter sucesso. Neste livro, Johnson fala sobre as diferentes maneiras de mudar o pensamento para iniciar um negócio, fazê-lo crescer e durar.
Ser empreendedor significa ser capaz de se levantar, e este livro ensina como fazer isso, saber a hora de prosseguir ou de relaxar e começar de novo.
“Pessoas com a habilidade e a audácia de pensar grande abrem o caminho para a grandeza”, diz Johnson.
Se você é um aspirante a empreendedor e tem uma ideia e quer transformá-la em uma startup de sucesso, venha falar comigo. Eu tenho um profundo conhecimento para validá-la, implementar um MVP, ajudar na valorização do projeto e fazer o negócio sair do papel.
Estes acima são alguns dos melhores livros sobre empreendedorismo que você deve (pode) ler para se inspirar, mudar a forma de pensar e agir e aplicar alguns dos métodos ensinados no dia a dia do negócio.
Já leu algum deles? Quais foram as lições que aprendeu? Comenta aqui no final deste artigo.
Além da lista com 9 dos melhores livros sobre empreendedorismo, aproveite também para ver aqui quais são os tipos de investimentos em startups e como fazer um Pitch de apresentação.